sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Democracia não é liberdade.






Pois é...Vocês vêem ai tantos partidos democratas que se dizem "a favor da liberdade" quando na realidade você só está escolhendo um número maior de pessoas para decidir, os em menor número ficarão sempre excluídos.Minha cunhada me disse uma vez que a democracia é a ditadura da maioria, e não é que é verdade?Mas claro que é muito melhor do que uma ditadura na mão de poucos.E quanto a esse país que se diz tão democrata levanta a bandeira para exercer seu "direito de cidadão" que é a obrigatoriedade de votar.Direito?Pera ai se fosse direito não seria obrigatório, a liberdade da democracia nos obriga a votar...Contraditório, não?Pois é...Eles pregam por uma coisa que não vivemos, que não nos deixam viver, é por isso que tem tantos votos em brancos e nulos!O que aliás eu não acho nada de mais.Não sabe em quem votar...não tem noção sobre nada de política, não quer nem pensar nisso?Ok.Deixa o voto de lado, que pelo menos você não está indo na maioria, só pela maioria, muito menos votando "só por obrigação".Mas se você opta pelo voto em branco, exatamente por ter uma noção bem clara,ou acha que não faz diferença pois a maioria- injustamente enganada- vai decidir por você,ou por saber que é tudo uma sujeira só... Aí eu já acho um tiro no pé.Pois se você que tem uma noção boa, uma visão de mundo melhor vai fazer questão de deixar na mão daqueles que só enxergam os rostos sorridentes na Tv e o populismo batendo a sua porta?Continuo respeitando, até porque eu não me acho segura para votar em certos cargos, eu sei que: ou eu me informo mais, ou eu deixo em branco, deixo essa missão para "quem se garante".Mas eu sei que quando estiver mais experiente, vou fazer questão de me manter sempre mais informada, para justamente votar no menos pior, por que eu sozinha posso até não mudar o meu estado, meu país, mas mostro, com um voto conciente, que não estou cega, me fazendo de boba, muito menos vendida por quaqlquer previlégiozinho.Estou bem atenta, vou votar e vou cobrar. Aliás...Acho uma vergonha isso de vender seu voto.Essa postura, de uma parte significativa dos brasileiros (acredito até que maioria, mas não vou pegar pesdao), de vender voto, por pequenos previlégios só mostra que aquela frase(que eu não gosto) tem razão: O povo merce o governo que tem. O que mostra que população e governo estão interligados como num círculo vicioso, o governo deveria ser o exemplo mas se corrompe, a sociedade está acostumada coma corrupção e vive numa situação difícil graças a corrução dos outros(políticos) e se sujeita a ser corrompida até para ter uma vida melhor (repare que não disse digna) e se deixa corrpomper também, e ficamos nisso.Um culpando o outro o outro culpando um.Mas na verdade, quase sempre,não importa de quem é a culpa, mas sim, quem vai mudar, quem vai se propor a resolver.Sim nós ainda somos poucos politizados, com pouca informação e cultura( digo isso para o Brasil inteiro sem restrição), mas já estamos bem melhor do que a duas décadas atrás por exemplo.Você acessando a internet , seja em casa ou numa Lan House, você tem acesso a informações diferentes de pessoas com cabeças diferentes e formas diferentes de atingir ao público.E é através de uma seleção de idéias, que você vai construindo a sua própria, então eu acredito que se quisermos realmente mudar esse jogo comecemos por nós mesmos.Vamos nos interessar até mesmo pra poder lutar e buscar um futuro melhor.Não vamos cair nessa de ficar sentado simplesmente falando: até parece que meu voto faz diferença.-Quem tem esse pensamento é o mesmo de quem pensa: Porque não jogar o lixo de qualquer jeito no mundo?Até parece que vai ser o meu lixo que vai estragar o planeta.
Acontece que, caro pensante, é esse mesmo pensamento que fica na mente de várias pesoas e o que poderia ser apenas um, torna-se uma centena, um mil, um milhão...Será que não percebe que quanto mais gente lutando junto, fica mais fácil de ganhar?Não quero um mundo lindo não...Só quero um mundo mais justo, com governantes e principalmente pessoas mais justas.
Por que do contrário...Vou ficar acreditando que a democracia é liberdade só para não me preocupar e viver sorrindo por uma ilusão.É liberdade para aquele que tem dinheiro e tem acesso ao que quiser né?Porque para aquele que é colocado aonde não incomoda aonde não aparece e não reivindica, para essa gente liberdade é o que deve estar mais distante da realidade deles.A mulher saiu de casa e foi para empregos menos remunerados, os escravos se tornaram subempregados sem direitos ou continuaram escravizados mesmo, o negro saiu da senzala e foi para favela, e é isso ai que querem defender como liberdade?

Ps.:Desculpem qualquer coisa.É que sou a favor do voto conciente e não de um monte de números na pesquisa.Até por que não fomos nós, hoje, que aceitmos a lei da obrigatoriedade então pra mim não tem nada de mim, da minha geração, nada de povo nisso tudo, pode até ter sido um dia, mas agora não faz sentido.E se a obrigatoriedade fosse nos mantar mais informados São Paulo a cidade mais desenvolvida do país, a verdadeira metrópole brasileira, não teria eleito Clodovil (não por preconceito!) e Paulo Maluf para Deputados Estaduais.Então acho melhor anilisarem bem os fatos e como as coisas acontecem.Um pouco mais de realidade nos torna mais fortes, só não deixe ficar descrente.Contudo continuo a indagar: é isso ai que querem defender como liberdade?

2 comentários:

  1. Também sou totalmente a favor do voto consciente. Das coisas mais justas. Mesmo não votando ainda já tenho minha opiniões sobre o voto.

    beijos e muito bom ter puxado esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu também sou mais do que a favor do voto consciente. Acho complicado também o fato do voto ser obrigatório. Eu quero votar porque sinceramente tenho muito do que pode acontecer com o nosso país, com o nosso futuro, com os meus planos de emprego e família se a Dilma ganhar. Bem, não estou aqui para fazer propaganda de ninguém, mas também para deixar bem claro que o voto individual faz a diferença sim! Se todos pensarmos que não fazemos a diferença, onde iremos parar?
    É bem aquela história do beija-flor, se cada um fizer o seu, conseguiremos conter tanta corrupção no nosso país. Não adianta só reclamar, tem que lutar, fazer por onde.
    Eu não quero sentir a culpa de me encontrar num país a beira do caos. Já estou fazendo o meu dever de casa, afinal internet hoje em dia facilita e muito isso.
    Voto consciente SEMPRE!

    ps: obrigada pela visita, e na verdade comentários longos são muito bem vindos. Significa que a pessoa "sentiu" o texto, entendeu a minha idéia.E é melhor ainda é saber que você gostou!

    Parabéns pelo texto, esse tipo de informação é sempre muito importante!

    ResponderExcluir

Vai, deixe sua pegada por aqui.;)