quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aos guerreiros.


Faltou o dunga na foto.Sim, o DUNGA!\o/
Se é para falar de futebol, vamos falar de futebol!
Toda vez que me lembro do jogo contra a Holanda, eu fico com muita raiva, meu coração fica apertado e desisto disso que chamamos de copa.
Nos três apitos finais engoli a seco um grito de vitória, as lágrimas contidas me fizeram rever todo meu conceito de copa, hoje.Não, eu não podia acreditar minha seleção que eu acreditei e confiei até o fim( como poucos brasileiros acreditaram de verdade na seleção dessa copa), seria eliminada ainda mais por um país que, ainda, pouco sabe de futebol!Não aguentaria nos ver desclassificados por uma seleção que só tem corrida, passes precisos e um pouco de sorte.Namoral EU também tenho, e nem por isso serei escalada para a seleção feminina de futebol.--'
E aquela arbitragem??O que foi aquilo???Um cartão que nem falta era!Dois penaults que ele não deu, fora as pequenas faltas que não dava para o Brasil mas dava faltas imaginárias para a Holanda.Para mim ele estava dizendo: "Holanda estou vendo que você não estão conseguindo, vou tentar ganhar tempo para vocês e atrapalhar o jogo deles."Jogar contra 12 em campo é sacanagem.--'
Ai...ai...É fácil falar do Dunga sendo que você está sentado num lugar aconchegante e se achando no direito de falar o que quiser enquanto ele está sob pressão de todos os brasileiros, que em sua grande maioria debocharam e desacreditaram do que ele é capaz.
Gosto muito dele, simplesmente por ter personalidade e opinião.Ele não tem obrigação de levar estrelinha, não tem obrigação de levar crianças que não vão aguentar a pressão da copa.É ilusão achar que jogador sabe lidar com qualquer tipo de pressão.Você jogar fora do seu país numa Champions League, por exemplo, você não está lidando com uma nação que você nem se identifica e nem tem um grande significado.Lá é uma pressão diferente, é maior é mais íntima.
Sei que é fácil perder o jogo, para quem antes perdeu a cabeça.Mas é muito fácil você se manter equilibrado e firme num jogo que pode significar muito para quem gosta de futebol mas para nação holandesa garanto que não chega perto do que a copa significa para nós.Lá eles têm tem "tudo", tem condição de vida, tem a sorte de estar numa bloco econômico privilegiado (não tanto agora com o reflexo da crise) tem grande parte da população com vida digna.E aqui o que podemos oferecer , instantaneamente, para crianças carentes é o esporte, é o futebol.É aquilo que sempre será nossa marca, nossa cara!O Brasil não é só isso, claro, mas grande parte do que conquistamos foi através do nosso futebol!Até quem não curte muito futebol acaba se deixando levar pela magia do momento, coisa que em muitos outros países não acontece.
É difícil vestir a camisa do Brasil, vejo que eles chegaram tímidos e ansiosos na Copa, começaram a se soltar e quando chegaram com tudo contra a Holanda tiverem um time que é uma farsa( pelas encenações em campo e pelas agressões), um juiz safado e o peso da camisa verde e amarela nos ombros.Sinto dizer, mas agora que Felipe Melo ficou famosinho pela pisada no Robben, todo mundo fala dele e o critica.Mas aquele pisão aliviou meu coração por tudo que estávamos passando, acabou que que fomos eliminados mas dizer que foi culpa dele ou que grande parte da culpa foi dele é exagero de mais! Se eu fosse o Felipe Melo e fosse expulso daquela maneira, ok foi anti esportista mas eles também foram muitas vezes e não ganhamos nem uma faltinha oO, eu voltaria e pisaria feio no tornozelo dele só para não poder jogar mais.
Violência não resolve nada, e a culpa depois ainda pesa e tortura mass... me sinto mal de mostrar esse lado mais explosivo, é sério.Mas futebol, ainda mais a minha seleção, é algo que me tira do sério!Mas tem vezes que uma violênciazianha pode sim nos alivar um pouco, e não sejamos hipócritas de não reconhecermos isso.A que ponto chegamos de precisarmos bater em alguém num jogo para nos sentir um pouco melhor?Medo dessa minha raiva toda.=X
Mas junto desse sentimento ruim, vem um dose extra de amor e de garra para a próxima copa.
Acreditar e confiar, mais e mais.Mesmo perdendo quero ver minha seleção sendo fiel a minha nação.E eu vi isso agora,e achei muito legal o Dunga ter feito os jogadores terem aprendido a cantar o hino inteiro e relembrar o valor de representar e honrar o seu país dessa maneira.
Faltou mais controle emocional, mas eu os entendo, se eu fico ansiosa nervosa só de assistir, imagine de ter a responsabilidade de orgulhar milhões de pessoas cada uma com um pensamento diferente?É de mais para mim.


Perdemos, fomos eliminados, mas é muito difícil jogar 11 contra 12 sendo que um deles tem grande poder sobre a partida.Mesmo assim entre alegrias e tristezas, eu fico com o orgulho de ser brasileira e de ter o melhor goleiro do mundo(cria do meu mengão, ok!?).Fico com a sede de vitória, fico com a esperança na Copa 2014.Fico com um coração que sempre bate em verde, amarelo, preto e vermelho(pelo Flamengo, é claro!)!E fico principalmente com o orgulho de ser patriota todos os dias, na alegria e na tristeza.

*Ps.:Acho que esse foi um dos pots mais sinceros.Sinceridade em termos de escrever extamente como saiu do coração e veio a mente chegando aos meus dedos.Pode ter ficado em tom de revolta, mas são palavras de um coração que ainda não aceitou que perdeu dessa forma mas ainda sonha com a merecida vitória, rumo ao hexa, ao hepta a tudo que temos direito!

4 comentários:

  1. Polêmico!

    Poderia passar horas aqui dissertanto os contras que li nesse post.

    Mas é futebol, não se discute, ainda mais Copa do Mundo.

    Pra falar a verdade, eu ri na hora dos três apitos, na verdade eu comecei a sorrir no primeiro gol da Holanda. Pra não dizer que ri no Gol da Coréia do Norte. Desculpa a falta de patriotismo.

    Aaah...
    Para de escrever essas coisas muito grandes.

    ResponderExcluir
  2. estamos seguindo aqui, amamos o blog *-*
    passa lá no nosso também: www.thetrashyfame.blogspot.com
    se gostar segue a gente la
    bjs, Trashy Fame

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto.
    Tem q saber perder,a vida não é só de ganhos.
    Fico feliz q esse ano a Copa vai ser para uma seleção q ainda não ganhou antes.
    :*

    ResponderExcluir

Vai, deixe sua pegada por aqui.;)