quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ouro de tolo.


Historicamente a humanidade teve momentos de destruição de seu território e da sua moral e conseguiram se reerguer.Japão é o exemplo que vem mais fácil à mente, com um cultura muito forte de disciplina e a ajuda externa conseguiu se levantar e decolar tanto que hoje é um dos país em intensa ascenção.Recentemente tivemos os terremotos do Haiti, país esse que tem uma política complicada onde vivem quase numa ditadura com um presidente que por lei nem poderia continuar no poder e ainda é apoiado pelos EUA.Assim fica difícil ajudar um povo que não conhecem o valor de um Estado de verdade, a se reerguer.Eu me sinto estranha ao ver pessoas com tanta solidariedade dando comida roupas ou estão mesmo lá salvando vidas e depois pensar que assim que acabar isso tudo voltará a ser como era antes só que fisicamente pior.Eu queria fazer as pessoas entenderem que muito mais do comida e dinheiro eles precisam de identidade, força e autonomia suficiente para dizer não aos apoios interesseiros.
Enfim, fato é que todos somos humanos tanto indivíduos como comunidade,população...E temos momentos de altos e baixos, tudo na sua devida proporção.
Somos todos grandes e pequenos.Em parte fracos e fortes.Com sonhos mais materialistas ou espiritualistas.Com verdades sinceras ou escondidas.Fomos ingênuos ou audaciosos.Espertos ou inocentes.Seremos amados ou amantes.Chefes de família ou donas-de-casa.Guerreiros ou acomodados.
Somos.Fomos.Seremos.
Tudo isso por que somos seres humanos, e cometemos falhas.Não temos poder suficiente para controlar a natureza e quando isso deveria nos fazer ficar ao lado dela, ainda assim insistimos em querer controlá-la.Ou temos a vida nas mão se insistimos em ficarmos em casa vivendo vidas virtuais ou só assistindo os outros viverem.Ou estamos ai para o que der e vier, correndo atrás levantando cedo e dormindo tarde só para não deixar passar um dia em branco.Tudo isso para ilustrar a diversidade humana.Se biologicamente temos peculiaridades, socialmente cada indivíduo tem a sua e bem intensa por sinal.Assim depende muito da cultura e da ajuda dos outros um país se reerguer ou não, uma pessoa ser ajudada ou não.A crença é uma característica humana, pois vem da necessidade de respostas a perguntas que nós não sabemos, e somos inconformados com sim ou não, nós queremos sempre mais nós queremos o por quê e é por isso que vieram as religiões.O acreditar é algo tão pessoal que só concordamos plenamente com o que uma religião prega se não pararmos pra pensar e sentir, pois sei que se fizermos isso estaríamos deixando de 'aceitar o que te dizem' para de verdade acreditar e confiar.
Somos indefiníveis, não podemos julgar ou conceitualizar temos perfeitas singularidades somos complexos,ao mesmo tempo que necessitamos de coisas tão simples para ser felizes.E é por tudo isso que a raça humana é tão plural, também pela capacidade de adaptação sempre.E fico até satisfeita com esses poucos 10% de massa cinzenta e conseguirmos fazer tanta coisas, ainda que muitas delas tão ruins.Pois são esses 10% que nos faz ser como ouro de tolo olhamos uma situação estudamos nossas limitações e ao peço que as esquecemos somos mais do que acreditaríamos que podíamos ser.E esse jogo de se descobrir e se melhorar sempre é o que faz a evolução ser permanente.Em pensar que para muitos essa evolução parece estar indo na direção contrária, aparentemente uma 'involução' social mas será que isso existe mesmo?

Raul já dizia que ser humano é:'É você olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota. Saber que é humano, ridículo, limitado, que só usa dez por cento de sua cabeça animal.'
Somos tudo isso de fato...ou não.

Por mim.

Para Blorkutando.
Tema: "Ser Humano"

5 comentários:

  1. sou fããã extrema de raul seixas!
    essa música é lindaaa, coube perfeitamente com o texto!
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Poxa, obrigada mesmo por ter lido (L)

    É a primeira vez que eu participo do Blorkutando, então é bom saber que alguém gostou do texto xD

    E eu gostei muito do seu texto também. Foi legal citar os fatos históricos e Raul Seixas (L). E eu concordo contigo que somos indefiníveis.

    Tô torcendo pra ti também, boa sorte xD

    ResponderExcluir
  3. 'É você olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota. Saber que é humano, ridículo, limitado, que só usa dez por cento de sua cabeça animal.'

    grande mestre e sábio Raul Seixas disse isso, e está certíssimo somos tão limitados, pobres coitados, mas que dão tudo de si por um sorriso amigo, isso e ser ser humano!

    parabéns muito bom ><

    ResponderExcluir
  4. realmente a Raul Seixas acertou,somos bastantes limitados..
    cada ser humano tem ás vezes mais de 10% de idiotice..amei o post..bjOo!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, tbem achei que ficou mais legal, e tipo as noticias são mais sobre natureza e talz, é voltada pra isso, meio ambiente e tudo mais..

    Beeeijao e adorei o seu blog.
    saudades

    ResponderExcluir

Vai, deixe sua pegada por aqui.;)